Friday, September 25, 2009

Orgulho de ser brasileiro?

Bem, meu 1º post depois de alguns dias será sobre um tema atual, porém pouco debatido ou pensando. Quero falar sobre a justiça brasileira e seus erros.

Antes de tudo, sei que todos os países, pessoas e instituições cometem erros, até grosseiros, muitas vezes. Porém o que me deixa estarrecido é o fato desses erros serem tão recorrentes em um país considerado ‘grande’, não apenas em tamanho territorial e populacional, mas também em cultura e diversidade.

O fato que gostaria de explorar foi algo que aconteceu em São Paulo no mês passado e meu deixou profundamente revoltado, apesar de já estarmos conformados com tamanha violência contra o ser humano.

Foi assim: um empresário, pilotando sua BMW, atropelou um garoto de rua, que acabou morrendo. Ele foi preso. Até aí vemos uma justiça ativa e operante. Mas o que revolta a todos é o fato que vem a seguir. O empresário, tendo muito dinheiro, conseguiu a liberdade depois de pagar fiança.

É assim que nossa bandeira deveria ser representada, tamanha corrupção...

Agora me digam, caros leitores: A vida de um ser humano, por mais simples que seja, vale algumas notas de papel-moeda? O sangue inocente vale o mesmo que uma mansão ou algo de maior valor comercial? Reflita e me diga! Como podemos viver em um país com tanta corrupção em praticamente todas as esferas da sociedade e ficarmos parados, sem reação?! Não é possível que o brasileiro seja tão ingênuo para que não veja o que acontece em seu próprio país…

Voltando ao assunto, podemos aceitar uma lei que protege os mais abastados? Basta parar para pensar: sim, o empresário tinha o direito perante a lei, isso eu não nego. Mas quero saber se, perante a ética, isso seria correto. Por mais que a lei proteja um agressor, devemos perceber que a vida de alguém foi tirada e o responsável por isso tem que pagar pelo que fez. Sim, sei que haverá um julgamento e tudo mais, mas para que passar por todo esse processo quando se sabe que foi ele que fez aquilo? Não seria mais fácil e justo prendê-lo ao invés dele ‘recorrer em liberdade’?

Sim, nosso país tem coisas que são de se orgulhar, como a abundância de riqueza natural, a beleza feminina, a cultura e os costumes regionais, mas temos também nosso lado negro, aquele que me faz ter vergonha de ser brasileiro. Sei que parecesse errada minha atitude, mas no país em que vivo não posso ser feliz se os erros são protegidos, abraçados e ‘alisados’. No dia que meu país descobrir o que é justiça, aí sim serei feliz.

No comments:

Post a Comment