Depois de fazer o primeiro lançamento mundial de um modelo automotivo no Brasil neste ano, agora a BMW escolheu o país para ser o primeiro a produzir motos da marca fora da Alemanha. A BMW Motorrad vai montar o modelo G 650 GS em parceria com a Dafra Motos a partir de dezembro em Manaus (AM). O produto estará disponível ao consumidor brasileiro em fevereiro de 2010, ao preço de R$ 29.800, cerca de 40% menos do que custaria se fosse importado da Alemanha.
A escolha do Brasil para montar a moto da BMW deve-se ao desempenho das vendas do país, afirma Rolf Epp, diretor da BMW Motorrad no Brasil, que espera uma expansão de 10% neste ano.
“O Brasil é o único país em que as vendas de motos da montadora crescerão dois dígitos.” A BMW quer encerrar 2009 com 5% de participação no mercado brasileiro de motos acima de 500 cilindradas.
Além da nova arquitetura com dois cilindros, antes era apenas um com 652 cm³, o propulsor da nova F 650 GS está bem mais potente: 71 cv (a 7.000 rpm) contra os 50 cv (a 6.500 rpm) da anterior. Sem falar que o novo bicilíndrico é bem mais silencioso que seu antecessor monocilíndrico.
O novo motor, apesar de derivado da esportiva F 800S, parece ter sido feito para essa funbike. Oferece um ótimo equilíbrio entre torque em baixas rotações e potência em altos giros para se acelerar em avenidas de trânsito rápido. Aliás, o torque máximo do novo motor também é bem maior: agora são 7,65 kgf.m já nas 4.500 rpm – contra os 6,12 kgf.m que chegavam nos 4.800 rpm.
Como resultado, a nova F 650 GS ficou bem mais “esperta”, como se diz no jargão dos motociclistas. Ou seja, responde prontamente a qualquer giro no acelerador. Seja na estrada quando mantém com facilidade boa velocidade de cruzeiro ou no trânsito quando não exige muitas trocas de marchas no câmbio de seis velocidades em função do torque elevado. Resumindo: diversão garantida tanto no uso urbano ou em curtas viagens, já que o novo motor pode levar essa BMW a 200 km/h.
Ciclística mais on-road
A nova F 650 GS ganhou também um conjunto ciclístico mais on-road. Ganhou um quadro tubular e rodas em liga-leve – aro 19 na dianteira e 17 na traseira – em vez das rodas raiadas da antiga versão. Apesar disso, o curso de suas suspensões foi aumentado. Na frente, o garfo telescópico agora tem 180 mm e, atrás, a balança traseira em alumínio tem um único conjunto mola-amortecedor com 170 mm de curso. Cursos bastante longos, fazendo da F 650 GS a moto ideal para enfrentar as valetas, buracos e lombadas de uma cidade como São Paulo. Porém as rodas de liga-leve limitam seu uso no off-road.
A posição de pilotagem continua bastante semelhante à versão anterior – bem ereta e com os braços abertos. Já o assento foi melhorado, e bastante. Está mais largo e confortável tanto para o piloto como para a garupa.
No sistema de freios, a F 650 GS traz a qualidade e a segurança características das motos BMW. Um disco de 300 mm de diâmetro na dianteira com pinça Brembo de dois pistões e um disco de 265 mm com pinça de um pistão na traseira. A versão testada contava ainda com sistema ABS bastante eficaz.
Ela ficou um pouco mais longa que a versão anterior, mas um pouco mais estreita. No total, com a nova ciclística e motor, a nova 650 engordou apenas 7 kg – agora ela pesa 199 kg em ordem de marcha.
Mercado Aberto e Web Motors
2009 BMW F 650 GS Photos – wBW Lightbox – Click photo to view.
NOTE: Photos are 800×600 pixels and open in a JavaScript window.<
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